quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Vitória da Conquista – Bahia, 21 de setembro de 2016.
Gostaria de registrar para o mundo e para o Brasil o descaso da Operadora OI, para com seus clientes.
Há muitos anos tenho telefone fixo + velox da referida Operadora.


No começo era tudo às maravilhas: 15 megas de internet mais telefone fixo. Isso durou algum tempo.
Depois de transcorrido esse tempo inicial começaram os problemas a internet que era uma maravilha começou a cair constantemente, quase que diariamente tive que ficar ligando para eles por um longo período da contratação para solucionar este problema.
Acontece que de lá para cá eu vim aprendendo com os próprios técnicos da VELOX (que aliás foram dezenas ou centenas deles esses anos todos), que o armário onde fica a minha “porta de internet” era no centro da cidade muito distante da minha residência.

Resultado de imagem para emoji chorando fundo preto

Segundo alguns dos técnicos o problema das quedas da internet se dava porque a distância era muito grande e me sugeriram diminuir a velocidade da internet, para que a mesma ficasse estabilizada. Depois fiquei sabendo nos bastidores que isso é uma estratégia deles para forçar os clientes a “baixar” a velocidade da internet por motivos “pouco esclarecidos”.

Resultado de imagem para emoji
Pois bem, desde que resolvesse o problema da internet em que se comprava 15 ou 10mb/ps e, em alguns momentos só chegava 512kbps, tudo bem autorizei a “diminuição” da velocidade para resolver o problema.


Sendo assim a internet ficou estável por algum tempo. A velocidade caiu para 5mb.
Depois de algum tempo a internet voltou a ser uma dor de cabeça constante, a internet parou de vez. Aqui começou meu sofrimento. Quando ligamos para o 10331, você tem que ser um expert porque são tantas opções que você fica confuso, sem saber se você vai em uma opção ou em outra.
Resultado de imagem para emoji
É um programa chato, um robô chato, uma musiquinha insuportável que deixa as pessoas apavoradas com o tal “call center” só de pensar naquela música me dá pavor.
Deviam ser mais objetivos, mais claros nos direcionamentos das ligações, mais não, eles ficam dando rodeios absurdos e desnecessários e dificultando ao máximo o contato com eles.
Aquela musiquinha já está gravada na minha mente de tanto ouvir depois de passar por toda a tormenta das opções você deve obrigatoriamente ouvir aquela música insuportável. Teve uma vez que eu deixei o celular no viva – voz e fiquei por volta de quarenta minutos para ser atendido, isso quando a ligação não cai.
Resultado de imagem para emoji
Certa vez, um atendente sugeriu até que eu cancelasse os serviços contratados. E que a única saída era desligar a linha e perder os serviços. Meu Deus! Como pode! A internet é algo vital nos dias atuais. Dependemos dela para tudo nessa vida. Eu fingir que nem ouvir. Perdoe a ela meu Deus, essa atendente, - provavelmente uma estagiária -, não sabe o que está dizendo.
Apesar de ter o telefone fixo, sabemos que esse recurso nos dias atuais não tem utilidade nenhuma, é como ter uma máquina de escrever que serve como adorno em nossas prateleiras. Pelo menos, para pessoa física esse recurso caiu em desuso a muito tempo. Portanto, consideramos que internet é vital, mais telefone fixo e tv por assinatura não tem muita serventia nos dias atuais. São produtos que não me atraem e nem tem finalidade em nossas vidas nos dias de tantas tecnologias a nosso dispor através da internet.
Por isso, considero o telefone fixo uma forma casada de você ter o que não precisa. Mais tudo bem, que se forneça uma internet de qualidade, queremos pagar o preço justo e até pagar pelo fixo, no entanto, queremos serviço de qualidade.
Como dizia o saudoso “professor Raimundo”; “- eu não devia mais vou lhe ajudar”.

Resultado de imagem para emoji

Gente existe um “negócio” muito bom chamado “whatsapp”,  parece mágico, você envia mensagens, áudios, vídeos, etc e chega na hora. Então pergunto porque não se cria um número de whatsapp para cada finalidade; exemplo um número para conserto do OiVelox, outro para OiFixo e por aí vai. O whatss pode ser utilizado, através do navegador, dentro dos sistema operacional, pode também se instalar o programa Blue Stacks e utilizar o whatss dentro do sistema operacional sem necessidade de um smartphone para acessá-lo. Além disso, existem diversos meios como instagram, facebook, menseger, etc, etc. Vamos inovar? Vamos melhorar?  
Resultado de imagem para emoji
Outra coisa, o chat do site da Oi, eu já entrei em contato por diversas vezes, por lá é mais complicado do que pelo telefone. Parece que as informações do chat é uma e a do telefone é outra. Nunca conseguir resolver nada pelo chat. Somente através do telefone é que se consegue falar com um atendente.
Deixemos de estar na época do “telegráfo”, com tantas tecnologias à nossa disposição. Ademais, há que se falar nos travamentos do sistema de vocês. As vezes ligamos e o sistema deles “dentetores” da distribuição da internet, está muito lento, fora do ar ou travado. Meu Deus! Como pode estarem utilizando equipamentos tão obsoletos e sistemas operacionais arcaicos que não suportam o volume de informações de tantos usuários ao mesmo tempo.
Resultado de imagem para emoji
Gente! Instala o MAC OS X, o sistema da MAC é o melhor sistema operacional do mundo, tanto é que hackers nem perde tempo tentando violarem, porque é considerado o mais seguro e nunca/jamais trava. Em que mundo estão vivendo? Então instala o Linux que é free, mais resolvam este problema.  
Vossas Excelências são detentores da distribuição, necessita conhecer os melhores sistemas para atender melhor seus usuários. Como pode um cliente ligar para vocês e informarem que o sistema está travado/lento?  Aí surge também a questão da velocidade da internet, talvez nem seja o sistema operacional, talvez vocês estejam com uma velocidade muito baixa para atender sua própria necessidade.


Pois bem, depois disso, foram inúmeras ligações para operadora e de passar por todo o desconforto que eles começaram a enviar técnicos em minha casa em uma semana vieram 7 (sete), como eu conheço muito de rede e lido com informática a mais de 20 anos eu já tenho todo o diagnóstico do problema. A causa principal segundo vários deles era a distância da em que o armário que servia minha internet vinha do centro da cidade 15km +ou-.

Resultado de imagem para emoji

Por último veio um técnico com o seu supervisor, me informaram que a minha “porta” não era mais no centro, que havia mudado para um armário ao lado da minha casa. VIVA! E que eu pudesse ligar para 10331 que agora havia viabilidade técnica e “portas” para aumentar minha velocidade para 15mbps. Eu nem desconfiei. Simplesmente acreditei.

Aconteceu que logo em seguida, após os técnicos terem ido embora, eu liguei para 10331 mais a atendente afirmara que não havia “porta” que atendesse a minha solicitação e que a minha solicitação ficaria na fila para futuramente assim que surgir a primeira “porta” eu ficaria como cliente preferência porque eu estava solicitando primeiro.
Fiquei ultra indignado e me sentido ferido no meu direito. Mais tudo bem, desde que a porta agora era próximo da minha casa e que a internet não teria mais problemas de ficar caindo e ainda a possibilidade de surgir uma tal “porta” para uma velocidade decente.
Então ficou estável por mais algum tempo com os 5mb.
Acontece que nos últimos dias tenho vivido uma tormenta diária sem internet para fazer meus trabalhos e pesquisas na internet.
Resultado de imagem para emoji
Isso começou a partir do momento em que eu pedir um aumento de velocidade via 10331.
Os protocolos seguem abaixo:
Protocolo: 2016-1123-501-667 solicitado em 13/09/2016 16:22:26
Protocolo: 2016-1123-503-635 solicitado em 13/09/2016 16:25:20
Protocolo: 2016-1124-068-082 solicitado em 14/09/2016 16:51:28

A atendente muito solicita, confirmou no seu sistema que havia uma porta de 10mb e que estava confirmando para mim a mudança de planos, os protocolos estão aí e outros inúmeros no sistema deles que não me deixa mentir. Confirmou meus dados, os valores que passaria a ser cobrado na próxima fatura etc.
Daí pra cá minha gente foi só tormenta. No mesmo dia que confirmei a mudança de plano. Assim que cheguei em casa já estava sem internet. Blz. resetei o modem, reconfigurei e voltou por alguns minutos.

Depois caiu e não voltou mais. Liguei no 10331: pedir para resetar meu sinal e alinhar com a base lá porque estava sem internet. Pois bem, resetaram, alinharam, voltou, por uma noite.
Resultado de imagem para emoji
Do dia 13/09/2016 até hoje, todo dia a internet cai à tarde por volta das 16hs, e quando eu ligo para lá a primeira informação que eles estão me passando é que estão em manutenção “eterna”. E o prazo de normalização, geralmente é por volta da meia noite. “Estranho”.  Tudo bem manutenção é uma situação inevitável.
Finalmente, a minha reivindicação principal aqui é que eles cumpram com o que consta do protocolo   2016-1124-068-082 solicitado em 14/09/2016 16:51:28, autorizando a alteração de velocidade para 10megas.

Não aceito e nem concordo com a resposta de “inviabilidade técnica”, o armário é do lado da minha casa. Existem casos em que se leva internet a km de distâncias via cabo rj45, com hub a cada 100mts. Portanto, esse informação de inviabilidade técnica não me convence, pode convencer um leigo que não sabe do que esteja falando.

Quero saber para onde foi a minha porta de 10mb que a atendente confirmou no sistema conforme protocolo registrado em seus sistemas.

E porque dias depois me ligaram de outro setor falando de “inviabilidade técnica”.

Amigos, estiveram aqui em minha casa um técnico da velox com seu supervisor que me garantiu que agora com armário do lado de casa eu poderia ter até 15mb. Não me fale na palavra “inviabilidade técnica” essa porta que estava no sistema foi extraviada?. Não me digam que o protocolo é um mero instrumento de registro. Eu venho ligando a anos solicitando o aumento de velocidade e nunca que tem vaga. Agora que conseguir ligar num dia que havia porta no sistema, mudaram de estratégia falando em inviabilidade técnica. A palavra é muito bonita para quem não entende de rede.
Conclusão: Quero uma solução para as quedas diárias de internet assim como o imprescindível aumento de velocidade para 10 ou 15mb, conforme solicitado no protocolo número 2016-1124-068-082,  e em infinitos protocolos junto a vossa senhoria.

Resultado de imagem para emoji chorando
Estou muito insatisfeito. Sugiro que deixem a pesquisa sobre o atendimento em segundo plano e façam uma pesquisa sobre a solução do problema. Porque o pobre do atendente não tem nada a ver com a incompetência e descaso que  o sistema nos trata. Eu pergunto o que o bom atendimento tem a ver com a solução do problema?  É preferível ser atendido de forma técnica objetiva e resolvido o problema do que palavras lindas, bonitas, maravilhosas sem solução.
Apesar dos pesares, pedimos especiais escusas, são apenas sugestões sinceras e um forte desabafo de um cliente muitíssimo insatisfeito.
Cordiais Saudações,

É o que requer.


Resultado de imagem para emoji chorando




Nenhum comentário:

Postar um comentário